Trata-se de uma cirurgia gengival plástica que tem como finalidade modificar o formato do osso e da gengiva que envolvem os dentes.
Quais são as indicações?
As indicações da gengivoplastia são amplas e vão desde o alinhamento das gengivas e correção do sorriso gengival às adaptações para restabelecer a saúde durante o tratamento da periodontite ou das fraturas de dentes.
Como o procedimento funciona?
Antes de realizar a gengivoplastia o paciente passará por uma avaliação com o especialista para verificar se esse é o melhor procedimento para alcançar os resultados pretendidos. Além disso, é necessário analisar se o paciente não tem nenhuma condição bucal ou doença que pode interferir no sucesso do tratamento. Não havendo nenhum impedimento, a gengivoplastia é agendada. Para dar início a ela, é feita a assepsia da região seguida da aplicação de um medicamento anestésico, para garantir o máximo de conforto durante o procedimento. Utilizando um bisturi comum ou elétrico a laser, o profissional realiza as intervenções nas áreas que precisam ser modeladas. Não é necessário fazer pontos, pois o próprio organismo se encarrega da recuperação. As mucosas bucais têm uma cicatrização muito rápida, sendo que para alguns pacientes esse processo demora apenas 3 dias.