Caracterizado por uma disfunção que causa o ranger ou o apertar dos dentes, o bruxismo pode ter diferentes níveis de intensidade e, em alguns casos mais sérios, causar problemas até nas articulações mandibulares (ATM).

Quais são as principais causas do Bruxismo?

Existem diversos fatores associados, os mais comuns são:

• Desalinhamento dos dentes;
  • Efeitos colaterais de medicamentos;
  • Dores de ouvido ou de dente;
  • Refluxo estomacal;
  • Apneia do sono;
  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Excesso de tensão.
  • Dor de cabeça;
  • Dor na face;
  • Dor na mandíbula e maxila;
  • Dor ou zumbido no ouvido;
  • Desgastes nos dentes, e em casos mais sérios até fratura;
  • Retração gengival;
  • Sensibilidade dentária;
  • Dor no pescoço;
  • Distúrbios no sono.

É importante entender que por ser uma disfunção que pode ter múltiplas causas, o tratamento se baseia em ações que podem envolver vários profissionais da saúde, como o dentista, psicólogo, médico etc.
No consultório odontológico, a conduta mais comum é a placa de mordida, que também é chamada de placa dentária ou miorrelaxante, que é usada durante a noite. Com o uso da placa, o paciente evita o contato entre os dentes. Dessa maneira, eles não sofrem atrito e não sofrem desgastes.
A placa também tem a função de inibir movimentações involuntárias, o que contribui para evitar sintomas no dia seguinte.
Além disso, dependendo da causa do bruxismo, o tratamento pode ser feito com toxina botulínica, conhecido popularmente como botox, que pode ser aplicada nos músculos da mastigação, relaxando e reduzindo a força da contração muscular.
Somente seu dentista pode definir qual é o tratamento ideal para a cura e o controle da disfunção temporomandibular.