O protocolo sobre implante é a colocação de diversos implantes na maxila ou na mandíbula, nos quais serão parafusadas próteses dentárias.

O que é um implante protocolo?

A prótese protocolo é um modelo de implante dentário fixo, indicado para quem perdeu todos os dentes em uma mesma arcada. Ela é uma solução moderna que visa a reabilitação oral do paciente, funcionando como uma dentadura fixa, composta por 12 dentes presos em uma única estrutura parafusada sobre 4 a 6 implantes.

O protocolo sobre implante é realizado em duas etapas: a cirúrgica e a protética. Veja:

  • cirúrgica — nesta etapa do processo é feita a instalação dos implantes dentários, ou seja, apenas os parafusos de titânio no tecido ósseo;
  • etapa protética é iniciada após o período de ósseo integração, em que o osso se recupera ao redor da prótese de titânio. Nessa etapa, são realizadas moldagens e, sequencialmente, a confecção de uma barra metálica fundida recoberta em acrílico. Essa barra é um intermediário entre os implantes fixados ao osso e os dentes protéticos fixados ao acrílico. Finalmente, o protocolo sobre implante é colocado em posição e parafusado sobre os implantes dentários.

Mais estabilidade: quando o paciente opta por usar dentadura, ocorre um definhamento da gengiva e dos tecidos que rodeiam o dente, uma vez que não há nada que sustente a região afetada e o osso responsável pela sustentação dentária parou de receber estímulo. 

Neste sentido, a prótese protocolo fixa o implante no osso, e proporciona estabilidade à prótese, interrompendo o processo de reabsorção óssea e tornando a adaptação mais tranquila.  

Mais segurança: A prótese fica fixa no maxilar, dando segurança e liberdade para o paciente poder mastigar e sorrir com tranquilidade, podendo se alimentar normalmente.

Fácil de higienizar: Com a prótese tipo protocolo, não há necessidade de tirá-la para higienizar. A limpeza bucal é realizada como se o paciente ainda tivesse os dentes, sendo necessário usar o fio dental, escovação três vezes ao dia, e completar a higienização com escovas interdentais a fim de limpar os espaços que a escova convencional não alcançou. 

Além disso, a prótese fixa não machuca as gengivas aos mastigar; tem durabilidade elevada e os resultados estéticos são mais assertivos;